Manutenção em chaves seccionadoras e disjuntores 230KV em Usina Termelétrica

A WT ENGENHARIA iniciou, no dia 25 de agosto, as duas primeiras etapas dos serviços de manutenção preventiva em equipamentos instalados na subestação 230KV das usinas termelétricas da EPESA, situada em Igarassu – PE.

Nestas etapas a WT realizou a manutenção preventiva geral das chaves seccionadoras e disjuntores do vão de transferência e do vão de entrada da Linha que interliga a usina ao Sistema elétrico brasileiro (04P1-através da Chesf).

Todos os trabalhos foram realizados sem que fosse necessário o desligamento da Usina, pois, foram utilizadas as técnicas de linha energizada, especialidade da WT, que possibilita a liberação dos equipamentos sem a interrupção do sistema elétrico.

Em breve, os trabalhos continuarão com a execução das etapas 3 e 4, que contemplarão os equipamentos dos vãos da UTE PAU FERRO e UTE TERMOMANAUS.

Conheça um pouco mais sobre a EPESA:

A Centrais Elétricas de Pernambuco S.A. EPESA é uma S.A. de capital fechado controlada pela EBRASIL S.A. A empresa foi vencedora de leilão da ANEEL de junho de 2006, com PPA de 15 anos de janeiro de 2009 a dezembro de 2023.

O projeto inicial previa duas UTEs em locais distintos (Termomanaus e Pau Ferro I), mais tarde concentrados numa mesma localização. A usina foi construída entre maio de 2008 e junho de 2009, em um projeto complexo envolvendo 538 unidades geradoras em uma área de 17,1 hectares no município de Igarassú-PE contando com mais de 300 colaboradores na fase de construção. Os motores escolhidos foram FG Wilson P675P5 (450 kW, 60 Hz, 440v).

A ANEEL autorizou a entrada em operação no dia 18 de junho de 2009. É considerada a maior usina biodiesel do mundo e é operada com 80 empregados (operada pela EBRASIL)